Uma família na fé em Cristo Jesus

Os prejuízos do mau uso da televisão

Por Pr. Judiclay S. Santos

A televisão está presente na casa da maioria das famílias brasileiras. Embora tenha relativo valor e utilidade, o pastor John Stott alertou a comunidade cristã sobre alguns perigos da televisão. Vejamos alguns prejuízos que o mau uso da TV traz sobre as pessoas.

1. A PREGUIÇA MENTAL. À luz das Escrituras e da tradição cristã, preguiça é ACEDIA – uma atitude de deliberada fuga da responsabilidade. Nesse sentido, o uso inadequado da televisão tende a tornar as pessoas mentalmente preguiçosas. Ela atrai, seduz, vicia e manipula as pessoas. A capacidade de reflexão diminui por conta do poder de entorpecimento cognitivo que a televisão provoca. A capacidade de pensar e usar o cérebro são um dom de Deus. A TV rouba isso à medida que anestesia a mente.

2. A EXAUSTÃO EMOCIONAL. A televisão tende a tornar as pessoas emocionalmente insensíveis. As tragédias do mundo inteiro são despejadas dentro das casas sem que haja tempo ou condição para processar as muitas informações que chegam. As pessoas vão sendo desumanizadas, perdendo a capacidade de lamentar os reais problemas do mundo. As pessoas ficam emocionalmente esgotadas e criam mecanismos de fuga da realidade por meio da indiferença e do cinismo.

3. A CONFUSÃO PSICOLÓGICA. A televisão tende a tornar as pessoas psicologicamente confusas. Conceitos, ideias, valores e crenças são despejados diante das pessoas e, muitas vezes, elas não têm o discernimento necessário para filtrar o que é certo e errado. A perda do senso crítico e a incapacidade de avaliar o que está por trás das propagandas, das telenovelas, dos filmes e até mesmo de alguns documentários e noticiários, produzem uma confusão psicológica de graves consequências.

4. A DESORIENTAÇÃO MORAL. A televisão é uma produção humana e o conteúdo transmitido envolve conceitos filosóficos e valores morais/espirituais. Não existe neutralidade. Todo conteúdo, desde um simples desenho animado até um telejornal, parte de alguns pressupostos. A maioria dos programas está eivado de valores éticos distorcidos e nocivos à família. Basta observar as telenovelas e sua explícita apologia à infidelidade conjugal. Os valores morais absolutos são tripudiados e a flacidez moral enaltecida. A TV tem grande responsabilidade no processo de desfribramento moral da sociedade.

5. O ESFRIAMENTO ESPIRITUAL. A televisão tende a deixar as pessoas apáticas espiritualmente. Muitas pessoas trocam o culto devocional pela televisão. A tela cheia de cor e imagem ocupa o lugar da leitura da Palavra de Deus e da prática da oração. Nossa intenção não é demonizar a TV, mas chamar sua atenção para algumas anomalias. Se a TV está sempre ligada enquanto o culto doméstico é negligenciado, um ídolo foi entronizado no coração do seu lar. O fato é que a televisão pode esfriar a fé dos cristãos. A comunhão com Deus, com a família e com a igreja não deve ser substituída pela TV. Que Deus nos dê discernimento para separarmos o precioso do vil e restaurarmos o altar do Senhor em nossa casa.

Portanto, cuidado com o mau uso da TV, pois o que está em jogo é o bem de sua alma, a vida da sua família e o futuro da nação.

“Não porei coisa má diante dos meus olhos; nada se me pegará” (Sl 101.3a)

Pr. Judiclay S. Santos

2 Comentários

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo, meu amado irmão.

    Só queria compartilhar com o irmão a respeito desta mensagem acerca da televisão. Em que tudo que o irmão falou acima, vai de encontro o que o nosso Senhor me alertou em Oséias4.11,12, ao qual, fui incubido de dar uma aula a respeito deste grande profeta. E Deus me alertou a mim, e a todos presentes que assim como o povo de Israel colocou diante de si aquela madeira para consultar e adorar, Deus revela que por trás daquilo o espirito da prostituição estava agindo, por tanto, o desperta de Deus foi acerca do que o irmão falou acerca do mal uso da televisão e principalmente da televisão. Para que venhamos evitar nos prostituirmos como Israel, alem de ficarmos sem entendimento do nosso Deus. A paz em cristo.
    Att.
    Marcos Pinheiro, membro da Igreja Cristã de Nova Vida- Nova Iguaçu. (Estou em seu face).

  2. Verdade! O que tem sido transmitido pela televisão tem destruído a mente e a vida de muitas famílias, pois não se dão conta de quão terrível e destrutivo é a programação lançada sobre os seus usuários.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
X
X